Os especialistas chamam a atenção da sociedade para medidas simples. Por exemplo, um sorriso torto pode ser sintoma de um derrame (AVC) e, diante deste sinal, a busca por atendimento rápido, numa corrida contra o relógio, pode fazer a diferença entre a vida e a morte, a saúde plena ou a convivência com sequelas.

O brasileiro não sabe quais são os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, o que dificulta sua identificação em caso de ocorrência e pode comprometer a rapidez necessária para se fazer o diagnóstico e se iniciar as etapas de tratamento. 

Questionário aplicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) ajuda a medir o grau de percepção sobre a doença e os riscos que ela traz entre a população. Na mostra de conveniência, de cada 10 entrevistados quase três não sabem identificar qualquer um dos sintomas e sinais relacionados ao AVC em sua fase aguda. Dos que citaram algum sinal, 40% mencionaram formigamento no rosto, braços ou pernas; 31% apontaram a dor de cabeça súbita de causa desconhecida; 23% a tontura, dificuldades de locomoção e falta de equilíbrio e coordenação; 22% elencaram a fraqueza nos membros inferiores e superiores; e 22% afirmaram que o doente apresenta confusão mental e dificuldade de falar ou entender.

Dois tipos de AVC, os mesmos sintomas

Há dois tipos de AVC e cada um requer um tratamento específico. O mais comum, que responde por 85% dos casos, é o AVC isquêmico (quando há entupimento da artéria por um coágulo). O outro é o hemorrágico, presente na ruptura de um vaso sanguíneo. Em ambos, a parte do cérebro afetada não recebe o oxigênio necessário e neurônios começam a morrer. Os sintomas também são os mesmos.

Chegando ao hospital, o paciente deve ser submetido a exames clínicos e de imagem que mostraram a localização, a extensão e o tipo do AVC. Na maioria dos casos, o AVC deixa sequelas. As principais são a diminuição de força na metade do corpo, dificuldade para falar e depressão. Também há registros de incontinência urinária e comprometimento da sensibilidade em extremidades do corpo.